terça-feira, 5 de julho de 2011

ETIQUETAS NO DOJO

* Cumprimente sempre ao entrar ou sair do Dojo, com uma reverência, (OSS) ao mestre se ele estiver no Dojo se não estiver apenas incline-se levemente.

* Minutos antes da prática, esteja aquecido, sentado formalmente segundo a hierarquia e em meditação silenciosa, importante para esvaziar a mente dos problemas do dia e preparar-se para o estudo.

* A aula se inicia e termina com uma cerimônia formal. É importante que não se atrase e participe dessa cerimônia, mas se houve um motivo para o atraso, deverá esperar, até que o Sensei autorize a juntar-se à turma.

* No Dojo esteja sempre alerta.

* O modo correto de sentar-se no Dojo é em seiza. Se por algum motivo não for possível esta posição, é permitido sentar-se de pernas cruzadas, nunca estiradas ou com as costas apoiadas à parede.

* Quando o Sensei demonstrar uma técnica a ser exercitada, fique sentado em seiza, silencioso e atento. Após a demonstração, curve-se diante do Sensei e de um parceiro e inicie a prática.

* Respeite os mais experientes. Nunca discuta a respeito da técnica.

* Durante a aula não discuta. PRATIQUE!

* Se você conhecer o movimento que esta sendo estudado e o seu parceiro não, conduza-o. Mas nunca tente corrigi-lo ou instruí-lo se não for sênior do nível yudansha.

* Quando o fim de uma técnica for determinado, pare imediatamente. Faça uma reverência ao parceiro e junte-se rapidamente aos outros estudantes.

* No Dojo, fale o menos possível. O Karate é experiência.

* Pratique com tantos parceiros diferentes possíveis. Freqüentemente, você aprenderá mais praticando com principiantes do que com parceiros adiantados.

* Ensinar faz parte do seu treinamento. Compartilhe seus conhecimentos e o progresso de toda a turma será a sua também. 

* Não perambule pelo Dojo: deverá estar praticando, ou se necessário, sentado formalmente à espera da sua vez.

* Se por alguma razão for absolutamente necessário fazer uma pergunta ao Sensei, vá até ele (nunca o chame), curve-se respeitosamente e espere o seu consentimento.

* Quando estiver recebendo instruções pessoais durante a aula, sente-se em seiza e observe atentamente. Faça uma reverência ao Sensei quando ele terminar. Se o Sensei estiver instruindo outro aluno, você pode suspender a prática a fim de observar. Sente-se em seiza e faça uma reverência quando ele terminar.

* Durante a aula não deixe o Dojo a todo instante, pois você interrompe sua concentração e a dos outros, demonstrando uma falta de respeito pelo professor, pelos parceiros e pelo local que o Dojo representa.

* No início e ao fim de cada técnica, curve-se em cumprimento ao parceiro.

* Esteja atento para que o seu Karate "GUI" ou "Kimono" esteja limpo (sem o mau cheiro característico). Respeite o seu material de treinamento.

* Se você tem uma graduação, tem também responsabilidade correspondente.

* Procure chegar no início da aula e só saia no seu término.

* O Dojo deve ser varrido todos os dias, antes e após a aula. É de responsabilidade de todos manter o Dojo sempre limpo.

* Nada de comida, bebida, ou goma de mascar no Dojo ou fora dele, durante a prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário